In Mexico to plant the seeds of "Joy of moving"

No México, para plantar as sementes do "Joy of moving"

Projetos de qualidade baseados no valor educacional do movimento estão no centro da Missão no México, onde a equipe do Village+Sport trabalhou com associações locais para plantar as sementes para uma cooperação de longo prazo com base no Joy of moving.

Durante uma semana inteira, entre os dias 9 e 16 de outubro, três instrutores do Village+Sport trabalharam com colegas, professores, crianças e adultos na Cidade do México e San José Iturbide, onde fica uma de nossas instalações. Dois cenários muito diferentes que compartilham a vontade de fazer algo significativo para educar os jovens para um estilo de vida saudável e oferecer todos os instrumentos para crescer, aprender e desenvolver um espírito comunitário por meio de jogos e movimentos.

"Organizamos atividades em muitos países para promover o Joy of moving", diz Davide Tibaldi, coordenador técnico do Village+Sport, que atuou como especialista do método durante a missão. "Mas com a visita ao México, estamos olhando mais adiante, não apenas geograficamente, mas em nosso intervalo de tempo. Encontramos aqui condições extremamente favoráveis para iniciar projetos de longo prazo e de alto valor, capazes de plantar suas raízes no território e ajudá-los a crescer".

Na Cidade do México, durante a primeira parte da viagem, a equipe Village+Sport trabalhou para treinar professores do "Kinder Generación en movimiento", um projeto de Responsabilidade Social que promove estilos de vida ativos nas famílias. O projeto tem como objetivo o aprendizado e o desenvolvimento, mas também a integração familiar, porque os operadores do projeto trabalham com adultos e com seus filhos.

Essa semelhança com os projetos aqui foi uma surpresa verdadeiramente agradável e nos permitiu pensar que podemos cooperar muito bem com a realidade mexicana. "Propor datas para toda a família e pedir aos pais que deem exemplo aos filhos é uma estratégia que apoiamos totalmente e que aplicamos no Village+Sport", diz Davide. "Foi emocionante ver como no último dia de treinamento, nós encontramos mais de vinte idosos com roupas de ginástica, prontos para brincar e se movimentar conosco".

Essa unidade de método e intenção nos impulsiona a acelerar nosso trabalho de treinamento contínuo e troca de habilidades, com encontros específicos uma vez por mês e, se possível, trocando hospitalidade no futuro. A estratégia foi lançada na Expo Milano 2015, onde nossos colegas mexicanos descobriram o método Joy of moving e agora encontrou sua primeira aplicação prática.

Diferentes, mas não menos importantes, foram as atividades em San José Iturbide, onde foi lançada a primeira parte de um projeto para ensinar atividades motoras em jardins de infância e escolas primárias. Os instrutores da equipe Village+Sport se reuniram com quatro professores de educação física e oito voluntários, para explicar os fundamentos do método Joy of moving e compartilhar alguns dos jogos de movimento em campo, jogos que podem ser propostos para crianças: essa é uma realidade menor e menos articulada, mas ainda extremamente receptiva e pronta para investir tempo e energia para movimentar as crianças. O solo é fértil e as sementes do "Joy of moving " foram plantadas, agora nosso maior desafio começa: nutrir as sementes e fazê-las crescer.