Imagens de arquivo. As fotos foram tiradas antes da emergência de saúde ligada à pandemia de Covid-19

As iniciativas deste projeto são inspiradas pelo Joy of moving: um método educativo inovador, reconhecido cientificamente. A metodologia do Joy of moving visa estimular os miúdos a fazer movimento, através do jogo, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades-chave, em quatro grandes áreas: aptidão física, coordenação motora, função cognitiva e criatividade, habilidades de vida. Instintivamente, o Joy of moving muda o foco do desempenho para a diversão, da competição à colaboração.

O Kinder joy of moving desenvolveu o método em conjunto com a Universidade de Roma "Foro Italico", o MIUR da Região Piemonte e o Comité Olímpico Italiano (CONI). É o resultado de um projeto de investigação, lançado em 2012, que envolveu mais de mil crianças de escolas básicas, ao longo de três anos. As crianças tiveram a oportunidade de participar de jogos e atividades motoras no Village Joy of moving em Alba, orientadas por 18 licenciados em ciências motoras, formados por um Comité Científico de especialistas na matéria. As crianças envolvidas no método mostram melhorias nas habilidades específicas dos 4 blocos.

UM MÉTODO INOVADOR

O método Joy of moving, criado a partir do conceito de jogo, tem competências para promover não só o desenvolvimento motor, mas também a evolução cognitiva, emocional e relacional dos pequenos. Foi concebido para envolver todos os aspectos da pessoa em crescimento, desenvolvendo sinergicamente os 4 blocos de habilidades específicas, em que se baseia a atividade física, para aumentar a autonomia e a capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia.

FORMA FÍSICA
Envolver-se em atividades físicas
COORDENAÇÃO MOTORA
Aprender movimentos complexos
FUNÇÃO COGNITIVA E CRIATIVIDADE
Planear, coordenar, encontrar soluções brilhantes
HABILIDADES DE VIDA
Definir objetivos, pensar positivo, comunicar de forma eficaz
OS 4 BLOCOS
OS 4 BLOCOS TRABALHAM EM CONJUNTO NUM CAMINHO PROGRESSIVO
 
Autonomia, competência, relações para melhorar as habilidades dos jovens de uma forma alegre
FORMA FÍSICA
Envolver-se em atividades físicas
COORDENAÇÃO MOTORA
Aprender movimentos complexos
FUNÇÃO COGNITIVA E CRIATIVIDADE
Planear, coordenar, encontrar soluções brilhantes
HABILIDADES DE VIDA
Definir objetivos, pensar positivo, comunicar de forma eficaz
OS 4 BLOCOS
OS 4 BLOCOS TRABALHAM EM CONJUNTO NUM CAMINHO PROGRESSIVO
 
Autonomia, competência, relações para melhorar as habilidades dos jovens de uma forma alegre

O MANUAL

The Manual

Do movimento às habilidades de vida

A experiência adquirida com a investigação e a experiência de 20 colaboradores foi coletada num manual chamado "Joy of moving". MindMovers & ImaginAction", uma ferramenta útil para todas as partes interessadas, sejam instituições, profissionais do desporto ou indivíduos.

Uma equipa multidisciplinar, com décadas de experiência combinada, colaborou para compilar um livro que integra diferentes campos de conhecimento específicos com um denominador comum: educar as crianças através do movimento, alegria e aprendizagem, que as poderá ajudar durante toda a vida.

 

Theory icon

TEORIA:

o Modelo Educativo

Practice icon

PRÁTICA:

80 jogos de atividade física

 

MUITOS JOGOS PARA TODA A FAMÍLIA

Jogos do Joy of moving, para se divertir em espaços abertos e fechados

Começando com a "Joy of moving". Manual "MindMovers & ImaginAction", produzimos 20 vídeos tutoriais, que foram adaptados para situações em casa e ao ar livre, dedicados a miúdos dos 3 aos 10 anos ou mais. Os jogos são concebidos para envolver as crianças no método dos 4 blocos de habilidades específicas

PHYSICAL FITNESS
FORMA FÍSICA
Esses jogos representam aquele tipo de atividade física útil para promover a saúde física das crianças.
CAPTURAR O OBJETO MISTERIOSO A partir dos 3 anos OBJETIVO DO JOGO

Este é um jogo muito popular, do qual podem participar crianças de todas as idades. Desenvolve a velocidade e a capacidade de reação. Quem é o mais rápido: você ou o seu filho? Jogue para o descobrir!

MOTOR COORDINATION
COORDENAÇÃO MOTORA
Estes jogos têm origem na tradição, e evoluem para jogos desportivos; a partir da narrativa e dramatização, e evoluem para polidesportivos.
KENDAMA A partir dos 7 anos OBJETIVO DO JOGO

Um jogo muito popular, do qual podem participar crianças de todas as idades e que desenvolve velocidade e capacidade de reação. As crianças competem de forma lúdica com diversos objetos, que devem ser conduzidos e passados aos seus companheiros, realizando diferentes ações.

COGNITIVE FUNCTIONS
FUNÇÃO COGNITIVA E CRIATIVIDADE
Esses jogos representam aquele tipo de atividade física útil para promover a saúde física das crianças.
A FOTOCOPIA A partir dos 6 anos OBJETIVO DO JOGO

Um jogo de memória que se refere ao conhecimento do corpo (esquema corporal). A criança, após observar um movimento feito por outro jogador, reproduz-o em outros planos e a partir de diferentes posições do corpo, fazendo sua representação mental dos movimentos e posições.

LIFE SKILLS
HABILIDADES DE VIDA
Estes jogos têm o objetivo de promover todas as habilidades de vida, que serão úteis para os futuros jovens seres humanos e cidadãos.
SATCHADA A partir dos 8 anos OBJETIVO DO JOGO

Este jogo tradicional de Bangladesh centra-se na simulação de habilidades de vida com as quais a criança deseja equipar-se conscientemente. A peculiaridade do jogo não é tanto o tipo de atividade em si, mas a forma como é conduzido e evolui, visando nomeadamente o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

VILLAGE JOY OF MOVING

O nosso centro de investigação

O Villlage Joy of moving é um centro de investigação desportiva que promove a inovação e a educação no campo das atividades motoras. É organizado com grande competência e habilidade por um Comité Científico, que fixa os seus objetivos. Após seu nascimento, como um projeto-piloto em Alba, em 2012, o Village Joy of moving tornou-se agora um modelo de sucesso multifuncional e uma inspiração para o futuro; sua singularidade e sustentabilidade facilitam sua replicação em outras geografias e culturas.

A alma da Village Joy of moving é a sua equipa, inteiramente formada por profissionais e licenciados na área das ciências motoras. Seu objetivo é partilhar os princípios do método Joy of moving, criado durante um projeto de estudo de três anos, em colaboração com parceiros institucionais importantes. Sempre com o objetivo de divulgar as suas inovações nos campos do desporto e dos jogos a nível nacional e internacional, a equipa do Village Joy of moving, recentemente, visitou várias vezes a Itália, e, em 2015, começou a exportar o seu método para França, Índia, México, Brasil e Reino Unido.

 

 

Icon of man stretching
10
licenciados em ciências motoras
International implementation icon
implementação internacional do método